A Magistratura é uma das carreiras mais almejadas, mas é também uma das mais difíceis do meio jurídico.

O concurso é composto de provas e títulos, e o candidato deve ter diploma de nível superior de bacharelado em Direito reconhecido pelo Ministério da Educação, além de pelo menos três anos de atividade jurídica, considerado o período de exercício de cargo privativo de bacharel em Direito, conforme instituído pela Emenda Constitucional n. 45/2004.

O juiz pode atuar na Justiça especializada (Eleitoral, Trabalhista ou Militar) ou comum (esferas Estadual ou Federal). À exceção da Justiça Eleitoral, cuja competência é exercida de forma cumulativa pelos magistrados da Justiça Estadual, cada um dos segmentos do Judiciário possui concurso próprio.

Após a aprovação em concurso, o magistrado da esfera estadual inicia a carreira como juiz substituto e seu cargo só se torna vitalício após cerca de dois anos de atividade.

Sua atuação se dá inicialmente em pequenas cidades, onde estão sediadas as chamadas Comarcas de primeira entrância, substituindo ou trabalhando em conjunto com o juiz titular. Com o passar do tempo, ele pode se candidatar à remoção ou promoção para Comarcas de entrância superior, sediadas, em geral, em cidades maiores e capitais dos Estados.

Apesar de atrativa, a carreira apresenta um déficit quantitativo de juízes. Um dos motivos para este déficit é a dificuldade de aprovação nos concursos.

Então, o que acha de ser Magistrado?

Confira abaixo concursos com inscrições em curso ou previstas.

Tribunal de Justiça - SC: Concurso Público para Juiz Substituto tem edital publicado - inscrições de 18/01/2019 a 18/02/2019

Tribunal de Justiça - AC: Concurso Público para Juiz Substituto tem edital publicado - inscrições de 14/01/2019 a 13/02/2019




APROVEITE TODAS AS FUNCIONALIDADES QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

Que tal ter acesso a esquemas, mapas mentais, resumos temáticos, legislação, jurisprudência selecionada, planilhas e editais verticalizados para facilitar e turbinar seus estudos?

Procure na lista abaixo e acesse o que você precisa:

E-books: esquemas, mapas mentais, resumos temáticos, legislação, jurisprudência selecionada.

Audio-books: confira os informativos dos tribunais em audio.

Editais verticalizados.

O QJur quer ajudá-lo com os prazos e informações sobre os editais e concursos de seu interesse. Acesse o cronograma exclusivo do site.